Como Iniciar no Marketing Digital? – 3 Passos Para Um Negócio de Sucesso

Saber como Iniciar no marketing digital nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque as opções são muitas.

Existem milhares de infoprodutos os quais você pode se afiliar. Também existem várias oportunidades de mercado para você criar o seu próprio produto digital. Isso sem contar as tantas outras vertentes do marketing digital.

Por essa razão muitas pessoas acabam se sentindo perdidas e não sabem como iniciar no marketing digital. Neste artigo você terá acesso a um passo a passo que vai te mostrar como você pode iniciar no marketing online mesmo sem experiência.

 

Escolha um Nicho 

como iniciar no marketing digital

 

Dentre as escolhas que você terá que fazer daqui para frente, uma das principais é a escolha do nicho de mercado que você vai atuar.

Essa é uma escolha obrigatória, pois sem ela você vai ficar sem foco nenhum e não vai conseguir realizar quase nada dentro do marketing digital.

Imagine que você fosse um médico. O que seria mais vantajoso, saber um pouco sobre tudo ou se tornar especialista em algo? A melhor opção é sempre a especialização.

Prova disso é que se você estiver doente, você irá sempre buscar um profissional que entenda bastante do seu problema.

Você como empreendedor digital precisa se especializar em algum assunto. Assim, poderá se tornar especialista em vender um determinado tipo de produto.

Para fazer essa escolha existem dois grandes motivadores. O primeiro deles é altamente pessoal. Talvez você tenha algum assunto que domine e se sinta à vontade para falar e escrever.

Essa intimidade com determinado assunto pode se tornar o nicho de mercado em que você irá atuar dentro do marketing digital.

O segundo grande motivador é baseado em uma análise de mercado. Qual o melhor nicho possível de marketing digital? É aquele que possui muita procura e pouca oferta.

Vamos supor que existam muitas pessoas procurando por cursos de produtividade e existam poucos no mercado. Você pode criar um curso de produtividade ou então se tornar afiliado de um e passar a fazer muitas vendas.

Para encontrar um nicho de mercado atrativo uma boa alternativa é o uso da ferramenta Google Trends. A partir dela você consegue saber o volume de buscas mensal de alguns assuntos. Você consegue saber também se houve um aumento uma diminuição para determinada busca.

Dessa forma é possível saber o que é tendência e também aquilo que está em decadência.

Leia o meu artigo “Nicho de mercado – Significado, exemplos e dicas” para saber mais.

 

Defina uma Estratégia 

como iniciar no marketing digital

Uma vez que você tem o seu nicho de mercado bem definido, é hora de definir uma estratégia de vendas.

Um negócio – seja online ou físico – depende de vendas para sobreviver. Por isso você precisa definir de que forma você irá vender o seu produto ou o que você está promovendo.

Sua escolha nesse caso também depende de dois fatores. O primeiro é sua afinidade com o canal de vendas. Por exemplo, se você é uma pessoa que não gosta de escrever, o mais aconselhável é que você evite ter um blog.

Da mesma forma que se você tiver muitas dificuldades para mexer na ferramenta de anúncios do Google, talvez essa, não seja a melhor estratégia.

Além dessa questão de afinidade há também a oportunidade de mercado. Alguns anos atrás os anúncios do Facebook eram baratos e fazia muito sentido ter uma estratégia baseada no Facebook Ads. Hoje apesar de ainda valer a pena, os anúncios estão mais caros.

No entanto, sempre surge uma nova plataforma de anúncios ou uma estratégia de vendas eficiente e barata. Hoje, a produção de artigos nativos – propagandas que aparentam ser artigos do próprio site que o usuário está visitando – através de plataformas como Taboola vem ganhando destaque.

Por isso é importante estar atento às oportunidade de mercado.

 

Coloque em Ação 

Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha. Por isso depois de seguir os dois passos anteriores, é hora de agir, colocar seu plano em ação e iniciar no marketing digital.

 

Avaliação de Resultados 

Uma vez que você coloca em prática sua estratégia, você agora tem material para avaliar se ela foi eficiente ou não.

Para isso, no entanto você precisa ter metas e objetivos. Se você não tiver isso você não saberá se foi bem ou não. Um exemplo de meta pode ser: fazer 15 vendas em um mês ou criar anúncios com ROI ( retorno sobre o investimento) positivo.

Dessa forma você consegue avaliar seus resultados e assim fazer mudanças para melhorá-los.

 

Lembre-se de tomar cuidado com falsas promessas que você pode encontrar na internet sobre ganhar dinheiro de forma fácil. Muitos “falsos gurus” se aproveitam de sua vontade de iniciar um negócio próprio para aplicar golpes!

Pensando nisso resolvi criar um artigo mostrando os 5 cursos essenciais para iniciantes no marketing digital é só CLICAR AQUI. Selecionei somente os tops do mercado com anos de experiencia e ajudam milhares de pessoas a mudarem de vida.

Qualquer dúvida é só deixar aí nos comentários ou então me mandar um e-mail para contato@fazersucessoja.com. Espero que tenha gostado, uma grande abraço e…

…Até mais.

Esse método é utilizado por várias pessoas que geram cerca de 5 mil reais por mês trabalhando em casa

Pedro Luis

Fundou o blog Fazer Sucesso Já na busca de um negócio próprio e sustentável e quer compartilhar o que sabe para você também construir o seu.

Website: http://fazersucessoja.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *