Nicho de Mercado – Significado, Exemplos e Dicas

Talvez um dos maiores desafios para quem inicia no marketing digital é decidir qual o nicho de mercado para se trabalhar. Isso por que, existe um leque de opções e caso escolha a errada você poderá perder muito tempo e dinheiro.

Pensando nessas dificuldades, decidi escrever esse artigo e ajudar você a dar o primeiro passo para um negócio de sucesso. Mas você sabe o que é nicho de mercado?

Significado de Nicho de Mercado

No marketing, costuma-se dizer que nicho de mercado é um conjunto de indivíduos com uma dor em comum, cujas necessidades não são atendidas pelas grandes empresas.

É comum haver confusão entre os termos “nicho” e “segmento”. Enquanto segmento é o grupo por inteiro, com características e necessidades em comum, nicho é uma parcela desse grupo maior que não foram atendidas por determinados produtos e serviços.

Para entendermos melhor, vamos ver alguns exemplos de nicho de mercado…

Exemplos de Nicho de Mercado

São milhares os nicho que você pode seguir, muitos altamente procurado outros ainda inexplorados. Citei aqui 3 dos nichos de mercado mais rentáveis nos últimos anos.

Nicho de Emagrecimento

Com uma média mensal de 49,500 buscas no google (Fonte: semrush), a palavra-chave: “como emagrecer”, é um exemplo de como o nicho de mercado relacionado a emagrecimento é altamente procurado.

Isso se deve pelo fato da obesidade ser um problema de saúde grave e que atinge grande parte da população mundial. Independente de sexo, idade e classe. Todos estão sujeitos a esse mal.

Caso você opte por escolher esse nicho de mercado, eu oriento fazer um sub-nicho, ou seja, especificar mais ainda o público alvo para qual irá trabalhar. Para pessoas que buscam por dietas, por exemplo.

Mesmo sendo bastante saturado, saiba que é altamente lucrativo trabalhar no nicho de emagrecimento.

Nicho de Dinheiro Online

Outro nicho bastante saturado, mas altamente lucrativo é o nicho de ganhar dinheiro online. Com uma média mensal de 33,100 pesquisas mensais(Fonte: semrush), não poderíamos deixa-lo de fora desse artigo.

Aqui, se você aplicar a técnica certa, lhe garanto que terá um ótimo retorno financeiro em poucos dias. São várias as formas para iniciar nesse nicho de mercado. Facebook e youtube são alguns exemplos.

Honestidade é uma das grandes dificuldades nesse nicho. Isso por que existem muitas pessoas má intencionadas tentando se aproveitar de quem está iniciando. Se encontrar alguém dizendo “ganhar dinheiro na internet é fácil” desconfie!

Pensando nisso resolvi escrever um outro artigo onde falo a verdade sobre ganhar dinheiro na internet clicando. Existem vários golpes na internet sobre esse assunto.

Nicho de Relacionamento

A busca pelo relacionamento estável e sério tem aumentado ano após ano. A internet é o meio onde boa parte das pessoas buscam a cura para essa dor. Para supri-las são criados diariamente vários sites de relacionamento.

Esse é um nicho de mercado bastante amplo onde envolve todo o tipo de pessoa. Sempre estará em alta pois nunca deixará de existir homens e mulheres buscando uma melhor forma de interagir com seu parceiro.

Se você optar pelo nicho de relacionamento poderá criar sites de encontro, blogs com dicas de relacionamento, mídias sociais como o facebook, por exemplo, etc. Existem vários produtos com boas comissões para você promover.

Dicas de Como Achar o Nicho de Mercado Ideal

1# – Conhecimento

Essa é uma dica muito importante e será uma das principais fontes de motivação durante seu projeto. Se você possui um certo conhecimento sobre o nicho de mercado escolhido, já terá meio caminho andado para o sucesso.

Se você já fez, por exemplo um curso de culinária onde aprendeu várias técnicas e gostaria de tornar aquilo algo mais que simplesmente cozinhar, você pode muito bem seguir o nicho de culinária e gastronomia.

2# – Rentabilidade

Essa dica deve andar em conjunto com a dica anterior, pois o principal ponto para seu negócio se tornar grande e rentável é o de ter pessoas pesquisando sobre o assunto.

Não basta você ser expert no nicho escolhido se não possui uma quantidade suficiente de pessoas para gerar um bom tráfego e consequentemente ter altas conversões.

3# – Foco

Essa é a essência não só para criar um negócio de sucesso online, ter foco em atingir um objetivo deve ser levado para a vida

Se você não tem um foco, um objetivo na sua vida, muitas coisas poderão parecer impossíveis e com isso aquele pensamento de fracasso, de que as coisas não vão dar certo virá rapidamente fazendo desistir mais facilmente.

 

Obrigado por ler este post até aqui, é um prazer ter você como meu leitor

Espero que tenham absorvido bastante informações. O principal agora é colocar em prática.

Como leitura complementar recomendo o artigo: Como iniciar no marketing digital.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou elogio deixe um comentário ou me envie um E-mail para contato@fazersucessoja.com.br, será um prazer ter você na minha lista de contatos.

 

Um Grande Abraço,

Nos vemos logo!

Esse método é utilizado por várias pessoas que geram cerca de 5 mil reais por mês trabalhando em casa

Pedro Luis

Fundou o blog Fazer Sucesso Já na busca de um negócio próprio e sustentável e quer compartilhar o que sabe para você também construir o seu.

Website: http://fazersucessoja.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *